Marrocos | Estilo de Vida – Nas cidades

A população em geral está bastante mesclada entre os mais tradicionais que utilizam vestes longas como Kaftans femininos e masculinos e outros bem mais ocidentalizados pela colonização francesa que vestem-se de acordo com a moda internacional.



As cidades geralmente são bastante quentes durante o dia e todos utilizam roupas mais leves e muitas vezes lenços ou chapéus nas cabeças.

À noite esfria um pouco e alguns casacos principalmente em couro ou Pashminas em lã são bastante usadas.

As joias são bastante utilizadas pelas mulheres. O ouro é vendido nos Souks e em cada esquina das zonas comerciais. Todas muito trabalhadas e repletas de pedras multicoloridas.

As mulheres também maquiam-se bastante e o Kajal é o principal elemento usado por elas valorizando os olhos e trazendo um ar exótico e marcante. Segundo os maquiadores profissionais o Kajal é mais macio que os lápis ocidentais, mais fácil de esfumaçar e também possui uma cor mais marcante.

Os edifícios diversos que avistamos pelas grandes cidades de Marrocos são impressionantes.

Quando não são monumentais e nos tons de terracota (como muitos da cidade de Marrakesh) são deveras coloridos e trabalhados com desenhos e arabescos diversos, tudo com significados religiosos, poéticos ou filosóficos. Simplesmente um encanto a olhos nus.

Os Minaretes de onde partem os chamados para as rezas são altos e imponentes e quase sempre com localizações estratégicas.

Os Palácios verdadeiras Obras de Arte com portões quase sempre em cobres com molduras com azulejos pintados a mão formando mosaicos de tirar o fôlego.

E as Muralhas então que cercam as antigas cidades? São apaixonantes, robustas e gigantescas, dignas de grandes reinados, dignas da proteção de grandes e poderosos sultões em seus palácios particulares onde viviam com suas imensas famílias. Essas Muralhas sempre tinham ao menos 4 Portas de entrada (norte, sul, leste e oeste) quando não muito mais e todas sempre elaboradas e decoradas, desenhadas e esculpidas, verdadeiros pórticos reais.

Até mesmo em casas particulares vemos entradas com portas esculpidas em madeiras que são verdadeiras obras de arte.

As construções em suas maiorias são verdadeiramente impressionantes e cada cidade compete com a outra para mostrar seu poder e sua riqueza, afinal eram partes de um mesmo império.