Marrocos | Turismo Deserto

O caminho das areias do Saara é vasto, mas a paisagem do trajeto transforma o longo tempo num presente para os olhos.



Passamos pelos Altos Atlas com picos nevados, por plantações de Tâmaras, por aldeias berberes, por uma incrível Cooperativa feminina chamada Assaiss Ouzeka Femmes Argan, onde conhecemos os cosméticos e produtos medicinais produzidos a partir da árvore de Argan.

No caminho ainda paramos em fabricas únicas de cerâmicas feitas a mão coloridas e e vitrificadas em verde.

No caminho os comerciantes vendem fósseis de animais marinhos, comuns na região, que há milhões de anos era coberta de água.  Vendem também pequenos Camaleões, coitadinhos.

Visitamos as Casbás, aldeias fortificadas construídas em barro habitadas por berberes. Sapatos confortáveis são importantes pois descemos e subimos por ruas estreitas e cheias de pedregulhos.

Conforme a viagem segue em nossos carros off road 4X4 vão surgindo os montes de areia e a paisagem começa a ficar árida e desértica, típica do Saara. Dunas imensas aparecem. De repente apenas areia, areia, areia. Mais duas horas rodando no nada, Deserto do Saara, chegamos!

Chegamos a um acampamento e fomos recebidos por berberes com musicas, chás e frutos secos. Sentados sobre tapetes no meio do nada vimos o sol se pôr.

Fomos para nossas tendas espalhadas que por sinal, quando entramos caímos de costas: Que Luxo!!! Fiquei encantado.

Tomamos um banho quente, nos trocamos, colocamos nossos trajes típicos e fomos jantar na mais alta Duna onde estava montada a Tenda de nosso Jantar. Romântico e Inesquecível.  Que noite!

Acordamos cedíssimo para ver o sol nascer e em seguida passearmos de camelo pelo Deserto. Uma farra com o nosso grupo.

Passamos ali mais uma noite curtindo o silêncio e pensando no todo. Um momento que não volta. Aproveitei cada instante. Obrigado a vida por me proporcionar isso!!!